Aqui compartilha-se a arte de várias formas, pois a arte se reinventa para prosperar, mas o que existiu sempre permanecerá. É através do tempo que se pode pesquisar, conhecer e aprender.

O Futuro aguarda e o presente acontece e guarda do passado, uma riqueza de meios.

A arte é vida. Viva a arte, viva com arte. ARTIVE-se. (Na Cor Da Arte)

INSPIRE-SE COM A REVISTA DE ARTE EM FAMÍLIA

A Arte através de mensagens, de dicas de Artesanato, de Pintura, do Desenho, da Escrita, da Leitura, da Decoração, de Passeios, da Amizade, de muitas Boas Ideias... um blog cheio de atrativos para empoderar seu dia, sua rotina. TODA FORMA DE ARTE.

Arte-TERAPIA

 


O que é a Arte para ser terapêutica?

A Arte é o processo de expressão que nos envolve das mais variadas formas: através das cores, das formas, do movimento, da música, da escrita, do plantio, do paisagismo, do estudo, da pesquisa, da arquitetura, da escultura, da culinária, da dança.

A arte está presente em todo momento do nosso dia a dia, porque faz parte da nossa evolução, desde a época da idade das pedras em que a arte permitiu os registros históricos nas cavernas, nas pedras.

E a forma de expressão da arte expande a forma de viver, para viver melhor. Aplicada à rotina diária, muitas e muitas vezes entra como uma forma de terapia, por ser uma livre expressão do eu, muitas pessoas precisam extravasar seus sentimentos e quando a arte é esse canal, coisas maravilhosas acontecem, peças icônicas são criadas canalizando o momento da vida.


Os artistas pintores conseguiram e conseguem deixar em seus quadros a arte de sua vida explicitada através das tintas e do movimento das mãos com os pincéis, da justaposição de cores. Na análise de alguns quadros é possível sentir a eternização do momento e o demonstrado vai além do que se vê: um olhar direcionado, uma imagem insignificante num determinado quadrante, a cor muito revela e a direção das pinceladas revelam desde a paciência à angustia.

Os artistas músicos mantêm a mesma linha de expressão, mas através dos acordes, do instrumento preciso, caminhando entre a leveza harmônica da letra como nas batidas que parecem o coração tentando explodir. A leveza da alma ao peso dos dedos no contato das baquetas com os pratos. A voz que traz a melodia da paz à voz potente que empodera os momentos sociais.


A vida é arte, viver é uma arte. Comer é alimentar-se arte de cozinhar, mas comer, experimentar, degustar é a arte de reconhecer tudo o que compõe o alimento, é a arte da técnica, é a técnica do prazer, de sentir, de agradecer e deliciar-se. Cozinhar é a arte de preparar os alimentos para saciar a fome, muitas vezes de um carinho, de um cuidado apenas. A escolha dos alimentos a serem preparados é parte da arte, a elaboração transborda a forma transitada no pensamento e a mesa posta retribui o esperado.

Movimentar-se através da dança, dos exercícios, do alongamento, é uma forma de extravasar a arte que precisa ser relatada em uma de suas formas mais impressionantes. Os movimentos quase sempre sincronizados à melodia que arrasta o corpo para onde a leveza das mãos e pés apontam enredam o expectador a alcançar o não dito em palavras. O som bailado pela sutileza da expressão por vezes melancólica, por vezes tão forte que parece impactar cumpre seu papel de nos transportar ao conto.


As flores, as plantas por si só já expressam a arte em forma de cor e sabor e vida e resiliência. A arte através das plantas se expressa no paisagismo, no cultivo, no conhecimento de suas propriedades, em que lugar se adaptam melhor, se gostam de água ou de sombra. O simples ato de cuidar de uma planta se define como a experiência da maternagem, pois desde a semente se vê o brotinho, as folhas, sua juventude vistosa e florada, um lugar escolhido para reinar e os cuidados diários para que a vida ali permaneça.

As cores presentes no dia a dia em tudo que se vê, refletem a importância da paleta conexa com a alma no momento em que nosso cérebro transmite a mensagem que o amarelo de hoje não está sendo tão bem recebido como ontem, que exalava a vida a e vontade de viver. O azul hoje pode trazer a sensação deliciosa da paz, mas semana passada trazia a condição de angústia, de falta de movimento. Tudo vai depender do momento e as cores não só acompanham como expressam o que por vezes não se consegue falar. A escolha da roupa, a escolha da luz ambiente. Escolhas, imaginações, sensações.

E assim a arte reflete no dia a dia, a que veio, a que foi descoberta: trazer a recolocação dos sentimentos, evidenciar as profundezas da alma, destilar o amor nas mais variadas formas de expressão.

Dessa forma a arteterapia acontece, sem perceber, a mágica já está acontecendo, o dom muitas vezes escondido está pulsando para ser percebido e fazer parte da rotina como forma de libertação financeira, como forma de ser mensageiro, como forma de trazer a vitória da luta da vida, como forma de amadurecimento, como forma de simplesmente ser a livre expressão da alma, simplesmente para evidenciar que a felicidade ecoa dali mesmo na forma que se escolhe emiti-la.


Artive-se para viver bem e melhor a cada dia com equilíbrio, com harmonia, alegria, leveza, paz, felicidade e muitas transformações, enfim reconectados.

 

Arte-TERAPIA Arte-TERAPIA Reviewed by Na Cor Da Arte on maio 23, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.